Secador, Chapinha e Babyliss Podem Danificar Seu Cabelo: Saiba Evitar

Índice

Secador, Chapinha e Babyliss: Usar Com Cuidado

O uso de secador de cabelo, chapinha ou babyliss já virou rotina no nosso dia a dia. A grande maioria das mulheres usa alguma fonte de calor nos cabelos. Porém, nenhum tipo de cabelo escapa aos danos causados pela exposição ao calor. Em alguns casos, secador, chapinha ou babyliss podem causar danos à estrutura interna dos fios, o córtex.

Acessórios de cabelo. Secador, chapinha, escova.
Proteção térmica é essencial ao usar fontes de calor no cabelo.

Secador e Outras Fontes de Calor em Excesso

A aplicação excessiva de calor pode desnaturar a queratina. Ela é a proteína responsável pelas propriedades mecânicas, como elasticidade e resistência dos fios de cabelo. Portanto, essa modificação na estrutura interna pode afetar os fios de maneira negativa e, em alguns casos, pode ser irreversível.

Os primeiros sinais de alerta que devemos notar no nosso cabelo são o ressecamento e quebra dos fios. Cabelo danificado, fraco, com uma facilidade maior em embaraçar, com frizz, sem brilho e sem maciez também são sinais de que o secador, chapinha ou babyliss estão sendo usados de forma equivocada.

Mulher com secador de cabelo.
Não seja inimiga do seu secador!

Chapinha, Secador e Babyliss Podem Causar Bubble Hair

Um dos problemas mais sérios que esse aquecimento ao seu cabelo pode ocasionar é o Bubble Hair – Síndrome do Cabelo Bolha.

[one_half]

[info_box title=”O que é Bubble Hair?” titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]

As hastes capilares contêm espaços cheios de ar, chamados vacúolos. Estes vacúolos podem ficar cheios de água, caso o cabelo esteja molhado no momento da aplicação da fonte térmica – secador, chapinha ou babyliss.

Quando aquecemos os fios para secagem e alisamento, o excesso de calor vaporiza a água das hastes, expandindo os vacúolos e formando uma estrutura semelhante a uma esponja. Estes cabelos danificados se tornam frágeis, favorecendo a quebra capilar.

O Bubble Hair é irreversível. Portanto, é muito importante usar todas as medidas preventivas para manter essa condição no mínimo.

[/info_box]

[/one_half]

[one_half_last]


Fio de cabelo com bubble hair. Dano causado pelo secador.

[/one_half_last]

Fio de cabelo com bubble hair.
Imagem real de bubble hair em fio de cabelo.

Evite o Bubble Hair, Sem Largar do Secador

Para que o seu cabelo não sofra com tanta exposição ao calor do secador, você pode utilizar produtos que realizam proteção térmica nos fios.

Os protetores térmicos têm como função fazer a proteção e o envelopamento da haste capilar. Com isso, seguram a alta temperatura longe do córtex e evitam que a cutícula seja danificada pela exposição ao calor. Uma dica valiosa é não secar o seu cabelo quando ele está muito molhado. Espere-o secar um pouco naturalmente.
Enquanto isso, vá fazendo a sua maquiagem, escolhendo a roupa do dia. Seu cabelo terá um tempinho para eliminar a água sem muitas intervenções suas.

Otimize o Uso do Protetor Térmico

O protetor térmico deve ser sempre usado nos cabelos úmidos, antes do uso de secador, chapinha ou babyliss. O ideal é aplicar no comprimento e pontas do cabelo, evitando tocar nas raízes.

Quando for utilizar o secador de cabelo, evite a temperatura mais quente e não o deixe muito próxio à haste capilar e ao couro cabeludo. Tomando os cuidados adequados e usando os produtos corretos você terá um cabelo mais bonito e saudável.

[hr toTop=”false” /]

Carla Morante, autora do Blog Grandha.

Acompanhe nossas atualizações e novidades no Facebook Grandha.

Grandha Instagram. @grandhabrasil, siga-nos no Instagram.

Gostou? Compartilhe!
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!

Translate