Escalda-Pés Para Pés Rachados e Ressecados
O escalda-pés é uma técnica simples de aplicar, muito eficiente e alcança ótimos resultados. Seja com atuação tópica, favorecendo o tratamento de condições locais, como fissuras, ressecamento, micoses, onicomicoses, onicocriptoses, frieiras, dores nos pés, tensões nos reflexos e em toda sua estrutura, ou também de forma sistêmica, induzindo ao relaxamento, redução da ansiedade e insônia, tensão nervosa, aumento da atividade circulatória, etc.
Como Funciona o Escalda-Pés e Quando Aplicá-lo
O segredo do escalda-pés é que o aquecimento dos pés promove dilatação local dos vasos sanguíneos e descongestiona toda a região. Favorece também a permeação de ativos cosméticos, cosmecêuticos e fitoterápicos utilizados nesta técnica.
A vida agitada e suas peculiaridades em nosso cotidiano podem mostrar sinais nas estruturas dos pés: tensões, disfunções, desconfortos, irritabilidade e cansaço intensificado no final do dia, justamente quando estamos retornando às nossas casas ou indo à faculdade e precisamos estar bem, tanto para ter um ambiente tranquilo no seio da família, quanto para estar apto ao aprendizado.
Situações Que Podem Gerar Ressecamento Nos Pés
Inúmeras situações podem contribuir para tal:
- Trabalhar o dia todo em pé;
- Uso de calçados inadequados para a atividade a realizar durante o dia;
- Pisada irregular;
- Má postura;
- Tensão nervosa;
- Disfunções do organismo;
- Pouca ingesta de água, etc.
[highlight]É de suma importância observar:[/highlight]
- A queixa principal do interagente – cliente;
- Fazer anamnese;
- Saber de doenças pré-existentes;
- Observar o sinais físicos a serem cuidados com a técnica do escalda pés;
- Cuidar da dosimetria não excedendo em dosagens;
- Observar a temperatura da água – não ultrapassar 39°C –, não esquecendo de levar em conta a tolerância individual de cada interagente – cliente;
- Observar as reações do interagente – cliente – durante a sessão de escalda pés;
- Cuidar do ambiente para que seja relaxante, sem tanto barulho ou conversas que não favoreçam o interagente – cliente – ao relaxamento.
Tendo observado estas questões, vamos à técnica: o escalda-pés pode ser realizado com chás, óleos essenciais, óleos vegetais, fitoterápicos e cosmecêuticos com propostas de indução ao relaxamento, ação anti-inflamatória e estimulante circulatório local, a exemplo do Body Soap da linha Fito Capillus Eucalyptus.
Sugestões de Protocolos de Aplicação
Há dois métodos que podem ser utilizados com óleos essenciais:
[info_box title=”Método 1″ titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
Aplica-se o Blend – mistura – dos óleos essenciais e óleos vegetais nos pés, previamente higienizados e secos, pausando entre 5 e 10 minutos, para depois imergi-los em água quente – variação de temperatura entre 35 e 39°C, levando em conta a tolerância de quem está sendo cuidado. O tempo de imersão pode variar entre 10 e 15 minutos. Durante o tempo de ação, pode-se aplicar técnicas manuais relaxantes nos pés, até as panturrilhas. Fazer a remoção suave com Body Soap e finalizar com Body Seduction ou Acqua Soft Mix Oil.
[/info_box]
[highlight]Dosimetria:[/highlight]
Blend:
- 10 ml de óleo vegetal;
- Até 4 gotas de óleo essencial;
- 5 litros de água com temperatura entre 35 e 39°C.
- Água: 5 litros (entre 35º C a 39º C).
[highlight]Sugestão:[/highlight]
Blend:
- 8 ml de óleo vegetal de abacate – antioxidante;
- 2 ml de óleo vegetal de rosa mosqueta – regenerador;
- 2 gotas de óleo essencial de cânfora branca – estimulante circulatório, alivia dores nos pés e pernas;
- 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa – anti-inflamatório, relaxante;
- 1 gota de óleo essencial de palmarosa – regenerador;
[info_box title=”Método 2″ titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
Fazer a higienização prévia dos pés e imergi-los em água quente – variação de temperatura entre 35 a 39°C, levando-se em conta a tolerância de quem está sendo cuidado. Preparar o blend de óleo vegetal e óleos essenciais e na sequência adicionar Leite Integral Morno para em seguida misturar ao recipiente do escalda pés, fazendo a movimentação da água para manter certa emulsão.
O leite morno é adicionado nesta técnica de escalda-pés, para manter certa emulsão, já que os óleos essenciais e vegetais são hidrofóbicos – não se misturam em água. O leite trará uma emulsão instável, mas suficiente para permeação, se mantido em movimento com a água por 10 minutos. Durante este tempo de ação, pode-se aplicar técnicas manuais relaxantes nos pés, até as panturrilhas. Fazer a remoção suave com Body Soap e finalizar com Body Seduction ou Acqua Soft Mix Oil.
[/info_box]
[highlight]Dosimetria:[/highlight]
Blend:
- 10 a 15 ml de óleo vegetal;
- 4 a 6 gotas de óleo essencial;
- 5 litros de água.
[highlight]Sugestão:[/highlight]
Blend:
- 8 ml de óleo vegetal de abacate – antioxidante;
- 5 ml de óleo vegetal de calêndula – cicatrizante, analgésico, antisséptico;
- 2 ml de óleo vegetal de rosa mosqueta – regenerador;
- 2 gotas de hortelã pimenta – refrescante, estimulante circulatório local;
- 1 gotas de óleo essencial de sândalo amyris – anti-inflamatório, relaxante, refrescante;
- 1 gota de óleo essencial de palmarosa – regenerador
[info_box title=”Método com Fitoterápico e/ou Cosmecêutico” titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
Higienizar previamente os pés e imergi-los em água quente – variação de temperatura entre 35 e 39°C, levando-se em conta a tolerância de quem está sendo cuidado. A água deve estar previamente preparada com 10 ml de Body Soap, sem fazer espuma neste momento. Tempo de imersão entre 10 e 15 minutos.
Durante a ação do escalda-pés, pode-se aplicar uma pequena quantidade de Body Soap nas mãos e executar técnicas manuais relaxantes nos pés, até as panturrilhas. Finalmente, enxaguar os pés, secar e, logo em seguida, pode-se finalizar o tratamento com Body Seduction ou Acqua Soft Mix Oil.
[/info_box]
[hr toTop=”false” /]