Mitos e Verdades Sobre Tratamentos Capilares
Atualmente, a internet é uma grande ferramenta de propagação de conteúdo, sendo consultada para pesquisas e obtenção de informações. Porém, devemos olhar com cautela e parcimônia tudo que nos é apresentado por ela, principalmente quando o assunto é tratamentos capilares.
Se você já pratica atendimentos em tricologia ou terapia capilar, deve ter percebido que muitos clientes e pacientes já chegam até nós munidos de muitas informações que, na maioria das vezes, são equivocadas e não correspondem à realidade científica dos fatos. Essa tem sido a origem dos muitos mitos sobre tratamentos capilares.
Por isso, vamos abordar algumas das principais dúvidas de clientes e pacientes, decifrando os mitos e verdades mais comuns presentes no dia-a-dia e como melhorar e alinhar seu discurso nesses casos.
Suplementos Alimentares que Prometem o Crescimento de 4 cm do Cabelo por Mês
Mito. Essa é uma questão interessante, pois basta abrir as redes sociais e várias celebridades estarão ostentando seus lindos cabelos compridos e direcionando o resultado a algum suplemento. Porém, o que a ciência nos mostra é que no geral, a taxa média de crescimento dos fios é de cerca de 1,0 cm/mês, podendo haver uma variação leve de pessoa para pessoa e entre as etnias.
Indivíduos de afro-descendência mostram um crescimento mais lento e os asiáticos mostram um crescimento um pouco mais rápido, mas nada milagroso como nas propagandas. Trata-se de algo fisiológico, já programado geneticamente, assim como o comprimento dos fios. Sendo assim, não sofrerá grandes alterações.
Cortar as Pontinhas Faz o Cabelo Crescer Mais Forte e Mais Rápido.
Mito. Como já vimos no item 1, a velocidade de crescimento é determinada fisiologicamente. Além disso, o crescimento e fortalecimento dos fios está relacionado à papila dérmica do folículo, onde há células ainda em atividade se multiplicando. Visto isso, o corte das pontas, que já não têm mais atividade celular, não irá interferir nesse crescimento. O corte das pontas pode deixar o cabelo mais saudável, pois quando eliminamos as chamadas tricoses – patologias de fibra – como as pontas duplas, ou nós, temos um cabelo muitas vezes com aspecto mais saudável.
Lavar o Cabelo Todos os Dias Piora a Queda Capilar?
Mito. A frequência de higienização dos fios deve ser realizada de acordo com a produção de sebo e suor de cada indivíduo e com produtos cosméticos adequados à necessidade dele. Algumas pessoas produzem uma quantidade maior de sebo, ou praticam atividades físicas diárias em que há maior nível de transpiração no couro cabeludo e por isso têm indicação para higienizar os cabelos todos os dias.
Um couro cabeludo sujo pode agravar uma patologia já pré-existente, como agravar um quadro inflamatório. A sensação da queda ao lavar os fios geralmente se dá ao fato de que os fios já desprenderam por outros motivos – patológicos ou naturais –, porém, no banho você promoverá um arraste maior e terá a impressão que eles caíram naquele momento, quando na verdade, a queda aconteceu durante todo o dia.
Alopecia Androgenética Não Tem Cura, Mas Tem Tratamento
Verdade. Não temos a capacidade de curar a alopecia androgenética, mas o tratamento correto poderá interromper o avanço da patologia, melhorar a densidade dos fios e reativar folículos em fase quenógena – quando o folículo não está mais produzindo um fio, porém ainda apresenta atividade folicular.
Anestesia Causa Queda de Cabelo
Mito. A queda de cabelo pode ter inúmeras causas como, por exemplo, no pós-parto onde há uma alteração hormonal que afeta diretamente o ciclo capilar, além do estresse provocado pelas preocupações pré e pós-parto. Não há nenhuma publicação científica correlacionando a anestesia em si à queda de cabelo.
[info_box title=”Conclusão” titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
Há muitos mitos na internet que não podemos tomar como verdades sobre tratamentos capilares, por isso a importância de sempre verificar a citação científica das fontes e comprovações de tais informações. Assim, conseguiremos melhores resultados e alinhamento às expectativas dos nossos clientes e pacientes.
[/info_box]
Referência Bibliográfica:
TOSTI, Antonella. et al. Hair and Scalp Treatments. United States: Springer, 2020.
[hr toTop=”false” /]