Umectação: Ideal Para Cabelos Ressecados
O termo umectação é popularmente utilizado quando nos referimos ao uso de princípios ativos oleosos para cronogramas e tratamentos capilares. Tais cronogramas são indicados para cabelos que apresentem opacidade, ressecamento, porosidade e que, naturalmente, possuam uma baixa produção sebácea.
Umectação é Indicada Para Quais Cabelos?
Os cabelos que mais necessitam deste tipo de tratamento são:
- Cabelos afronegroides: pois seu folículo piloso encontra-se em uma conformação genética da qual desfavorece naturalmente a secreção sebácea através do folículo piloso;
- Cabelos coloridos e super clareados: devido ao uso de cosméticos com pH básico (alcalino), há um entumecimento maior da fibra, promovendo assim a deterioração da banda sigma – componente encontrado na estrutura cuticular riquíssimo em 18-MEA –, fazendo com que a estrutura fique mais propensa à opacidade e ao ressecamento;
- Cabelos descoloridos: procedimento cosmético feito através da junção de peróxido de hidrogênio com os mais diversos tipos de persulfatos (amônio, sódio e potássio) que resulta em um processo de oxidação e, em alguns casos, diminui os níveis de tolerância e resistência da fibra capilar.
Como Funciona a Umectação?
Quando o cabelo é submetido ao processo de descoloração, essa estrutura sofre diversas alterações físico-químicas. Uma destas alterações é a agressão direta às camadas cuticulares e, consequentemente, uma alta perda lipídica e hidrofobia natural. Portanto, faz-se necessária a reposição lipídica, para que se possa aumentar a capacidade de retenção de água na fibra e melhorar os aspectos sensoriais de porosidade e no ato de pentear.
Para fazer uma umectação eficaz em cabelos descoloridos, podemos optar pela utilização de óleos vegetais puros, como o de macadâmia por exemplo. A macadâmia e o seu óleo oferecem grandes quantidades de vitamina A, proteína, antioxidantes, aminoácidos, flavonoides, ácido fólico e ácidos graxos. Além disso, sua composição é abundante em minerais, como o ferro, zinco, cobre, cálcio, potássio, fósforo e o magnésio.
Otimizar Resultados Com Os Ativos Certos
Outro poderoso aliado para os protocolos de umectação é o famoso e reformulado Building Fiber, que foi desenvolvido através do princípio da ação combinada, onde temos uma composição química complexa baseada no biomimetismo.
O novo Building Fiber é um restaurador capilar de alto desempenho que confere controle dinâmico e equilíbrio de textura da fibra capilar. Sua composição contempla uma associação de 18-MEA, juntamente com os óleos vegetais de macadâmia e jojoba, proteína vegetal da soja, queratina hidrolisada e mais uma série de princípios ativos emolientes, nutritivos e reconstrutores.
[hr toTop=”false” /]