É selagem ou não?
Para começar, é importante dizer que o conceito verdadeiro de selagem foi extremamente deturpado no Brasil. A razão disso foi a ofensiva criminosa de ativos ilegais no mercado profissional na última década.
Além de reduzir drasticamente o conhecimento técnico da maioria dos cabeleireiros, o uso desses ativos popularizou uma série de mentiras e enganações.
1. Selagem é escova progressiva?
A selagem não é escova progressiva porque não se utiliza de formol, ácido glioxílico ou similares. Se tem um desses ativos ilegais, então não é selagem.
2. Selagem é alisamento?
Não, a selagem não é um alisamento. A melhor definição para o verdadeiro conceito de selagem é a de um tratamento. Alisamentos de verdade são os bons e velhos tioglicolato de amônio, hidróxido de sódio e hidróxido de guanidina.
3. Mas a selagem não alisa?
O que é preciso entender, em primeiro lugar, é como a selagem atua nos cabelos. Existe, sim, um efeito redutor de volume, mas essa é uma consequência do seu propósito principal.
4. E pra que serve a selagem, então?
Sabe quando você pega no fio e sente que está seco, quebradiço e espigado? Isso quer dizer que ele está poroso e danificado em sua estrutura externa, a cutícula. A selagem é o tratamento usado sempre que há a necessidade de correção dessa condição.
5. Como e por que ocorre o processo de redução do volume na selagem?
O efeito liso ou redutor de volume dos fios ocorre porque, uma vez hidratados e regularizados, eles ficam mais disciplinados e um pouco mais densos, já que esse processo repõe massa, deixando-os mais pesados. Além disso, ganham um brilho mais intenso ao refletirem melhor a luz, em decorrência do efeito do envelopamento de fios através da queratina e de outros componentes importantíssimos.
- Curiosidade: a selagem é especialmente indicada para cabelos finos e/ou cabelos tingidos, pois protege a cor e prolonga a sua durabilidade.