O Que São Óleos Vegetais?
Óleos Vegetais são óleos extraídos de sementes ricas em vitaminas. Os óleos vegetais podem ser utilizados em massagem corporal, massagem capilar e massagem facial. Dentre os aspectos mais relevantes, podemos citar que os óleos vegetais diminuem as chances de desenvolvimento de alergias e irritações porque possuem afinidade natural com a pele.
Além disso, também apresentam diversos benefícios associados à nutrição do couro cabeludo, cabelo e pele. Podem transportar vitaminas lipossolúveis, tais como A, D, E e K.
Os óleos vegetais também estimulam a hidratação por serem umectantes emolientes e lubrificantes. Atuam na prevenção de lesões, contribuem muito positivamente com a cicatrização de feridas, agem como bactericidas, auxiliam na síntese do crescimento capilar, são fontes de ácidos graxos essenciais não produzidos pelo organismo.
Óleos Vegetais: Abacate
Devido à grande quantidade de fito-esteróis e vitamina E, o Óleo Vegetal de Abacate apresenta muitas propriedades positivas, podendo ter diversas finalidades. A alta concentração de beta-sitosterol confere aos óleos de abacate suas propriedades bactericidas, antivirais e anti-inflamatórias.
A presença de vitamina E no óleo de abacate é determinante para sua ação antioxidante e auxilia na prevenção de marcas de expressão e envelhecimento precoce da pele. Seu uso na terapia capilar está relacionado o tratamento da queda capilar, psoríase, dermatite e couro cabeludo seco e irritado.
Óleos Vegetais: Jojoba
O Óleo Vegetal de Jojoba é composto por vitaminas A, B1, B2 e E, além de contar também com o ácido mirístico. Porém, sua composição é quase que exclusivamente constituída pela ceramida, presente em 96% do óleo. Tem a potência de ser doador de brilho aos fios e atua como estimulante de crescimento capilar.
Óleo Vegetal de Macadâmia
O Óleo Vegetal de Macadâmia possui diversas finalidades, mas seu uso mais comum está associado aos cuidados com a beleza, pois é composto de ácidos oleicos como o ômega 9 e o ômega 7, além de substâncias antioxidantes.
Nos cabelos, a presença de gorduras monoinsaturadas no óleo de macadâmia ajuda a proteger o couro cabeludo contra raios UV, vento, poluição, chapinha, secador e produtos químicos. Nos cabelos, repara a elasticidade natural da fibra capilar, evitando que os fios se quebrem. É um óleo recomendado para cabelos quimicamente tratados ou danificados.
Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta
O Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta ajuda no processo de cicatrização de feridas, melhora a nutrição e circulação sanguínea e, consequentemente, elimina marcas de expressão da pele. Recupera sua textura natural, lubrificando-a e provendo elasticidade. Distribuir melhor a pigmentação, elimina manchas da pele causadas pelo sol ou por envelhecimento natural.
Proporciona excelentes resultados também na cicatrização de queimaduras. Produz melhora significativa no tratamento de casos como xerose, psoríase, dermatites e inflamações. Realiza ações na terapia capilar em cicatrização e regeneração da pele.
Óleo Vegetal de Semente de Uva
O Óleo Vegetal de Semente de Uva possui um elevado teor de tocoferol e ácido linoleico, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. O tocoferol, mais conhecido como vitamina E, é um antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo.
O ácido linoleico, ou ômega 6, é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, muito importante na cicatrização da pele. No cabelo, é usado principalmente para dar brilho à haste após processos de coloração e também por sua função antioxidantes, que mantém a cor por mais tempo.
Benefícios da Massagem com Óleos Vegetais
Você sabia que 1 hora de massagem relaxante com óleos vegetais equivale de 7 a 8 horas de sono noturno? Além de nutrir a pele, os óleos vegetais podem ser misturados entre si, potencializando sua ação. São inúmeros os benefícios da massagem e, se associada ao uso de óleos vegetais e também essenciais, podem melhorar bastante as respostas imunológicas e a saúde em geral.
[hr toTop=”false” /]