O Que é Óleo de Rosa Mosqueta?
O Óleo de Rosa Mosqueta é extraído da rosa rubiginosa affinis, flor que pertence ao gênero Rosa, com aproximadamente outras 70 espécies de rosas do mundo todo.
Trata-se de um óleo vegetal, originário da área do Mediterrâneo e da Europa Central, trazido para a América do Sul pelos colonizadores espanhóis. Hoje, cresce especialmente nas regiões sul e central do Chile.
O Que São Óleos Vegetais?
Os óleos vegetais são substâncias lipídicas, extraídas de plantas e possuem afinidades naturais com os tecidos orgânicos. Óleos vegetais são biocompatíveis com a pele e com os cabelos e, dessa forma, atuam na reposição dos ácidos graxos essenciais. Quando de boa qualidade, os óleos vegetais atuam na manutenção do manto hidrolipídico e na melhora da flexibilidade da pele.
Ao contrário do que se pensa, os óleos vegetais puros não aumentam a oleosidade quando aplicados na pele e cabelos. Esta sensação ocorre quando são utilizados óleos minerais, pois estes causam semi-oclusão e evitam a penetração da água na pele e cabelos. sendo, por este motivo, bastante aplicado em bebês, nas trocas de fraldas.
Óleo de Rosa Mosqueta Como Carreador
O óleo de rosa mosqueta, assim como todos os principais óleos vegetais, também é muito utilizado para carrear óleos essenciais. O óleo vegetal tende a misturar-se imediatamente ao óleo essencial e ambos trabalham em sinergia. Isso não impede, porém, que sejam utilizados em forma pura – sempre com muito cuidado.
O óleo de rosa mosqueta puro é popularmente conhecido por suas propriedades terapêuticas, pois apresenta 80% de ácidos graxos em sua composição – como os ômegas 6 e ômegas 9 – e grandes quantidades de vitamina A, vitamina C e vitamina D. Por isso, este óleo é considerado um dos mais eficazes na função regeneradora cutânea, pois promove a renovação da epiderme.
Para Que Serve e Como Usar o Óleo de Rosa Mosqueta
Seu uso será sempre associado a lesões e inflamações da pele. Pode ser aplicado em tratamento de dermatites, psoríases, feridas, queimaduras, úlceras, rejuvenescimento, tratamento de cicatrizes pós-cirúrgicas ou com função impermeabilizante.
É capaz de evitar a desidratação da pele e promover a correção e regularização da sua superfície e do couro cabeludo. É muito eficaz no couro cabeludo, rosto, corpo e unhas. Por ser um óleo de um custo mais elevado, geralmente é empregado em conjunto com outro óleo vegetal, com uma proporção de 10% da mistura.
[highlight]Dica:[/highlight] Este óleo é sensível à luz e ao calor. Portanto, é preciso se atentar ao armazenamento, de forma a preservar suas qualidades fundamentais.
[hr toTop=”false” /]