O que é Microagulhamento?
Às vezes me pergunto até que ponto as pessoas estão dispostas a entender o que de fato seja o microagulhamento. O procedimento é extremamente divulgado – me preocupo com esse detalhe, pois sinto uma carência de embasamento –, pois o mesmo é muito efetivo desde que a técnica seja respeitada e o couro cabeludo esteja preparado para receber um procedimento que gera uma microinflamação.
Sim, o procedimento com microagulhas, que pode estar em um acessório de rolo – roller; é o acessório com maior respaldo científico –, caneta elétrica, carimbo, entre outros que ainda precisam passar por avalições e critérios científicos. Cada um deles provoca uma injúria e a mesma promove uma reação inflamatória.
Microagulhamento e Microinflamações
Justamente no reparo da injúria, o corpo libera fatores de crescimento – proteínas liberadas para a reparação de lesão – e os mesmos interagem com o folículo piloso, promovendo assim um estímulo extremamente efetivo para o crescimento dos cabelos. Mas, para que seja positiva a interação, é importante preparar este couro cabeludo antes, tanto com técnicas manuais quanto cosmecêuticas, que sejam antioxidantes, anti-inflamatórias e regenerativas.
Se a busca for trabalhar com os fatores de crescimento, que é uma excelente opção e atualmente uma das mais inovadoras, podemos ao invés de provocar uma injúria – agressão –, trabalhar com a aplicação de loções, pois é possível atingir atuação efetiva sem necessariamente provocar a microinflamação. Em alguns casos, isso até reforça a adesão do cliente-paciente ao tratamento.
Associação com Urbano Spa Black
A linha Urbano Spa Black possui essa biotecnologia em sua formulação, associando o IGF – fator de crescimento insulínico –, bFGF – fator de crescimento fibroblástico básico – e VEGF – fator de crescimento vascular –, e os mesmos são um dos mais importantes para o crescimento e espessura de cabelo. Todos esses ativos estão em nanocarreadores, potencializando assim a permeação e absorção.
Para quem possui a habilitação de realizar a técnica e sabe com segurança da fisiologia do couro cabeludo, é muito bom associar. Para os que ainda têm dúvidas, a indicação é de não aplicar microagulhamento em ninguém; utilize um cosmecêutico, tratamento mais seguro e que também é eficaz.
[hr toTop=”false” /]