Massagem Modeladora e Óleo Essencial de Gengibre Combatem Celulite

Índice

Óleo Essencial de Gengibre na Massagem Modeladora

Hoje vamos falar sobre o uso de óleos – mais especificamente, o óleo essencial de gengibre – em procedimentos de massagem modeladora. Uma característica importante da sociedade atual é a busca e preocupação com a beleza estética e bem-estar físico. Esta busca constante contribui para o aumento crescente de tratamentos estéticos não invasivos, de forma a minimizar as imperfeições corporais.

Para Crippa (2016), a massagem modeladora é uma técnica que promove a remodelação do tecido conjuntivo, utilizando movimentos de deslizamento, amassamento, rolamento e fricção. Ela auxilia nos processos de emagrecimento, ao criar calor e hiperemia por meio de pressão mecânica, causando aumento da circulação sanguínea e maior gasto energético. Assim, melhora os contornos corporais, além de proporcionar diminuição do estresse e ansiedade.

Massagem modeladora com óleo de gengibre para remodelação do tecido conjuntivo.
A massagem modeladora é uma técnica que promove a remodelação do tecido conjuntivo.

Para a realização desta técnica são utilizados principalmente os cremes contendo ativos cosméticos com propriedades lipolíticas, hiperemiantes, drenantes, anti-inflamatórias e estimulantes da síntese de colágeno. Os ativos cosméticos oriundos do reino vegetal desempenham um papel importante nos tratamentos estéticos em geral, como por exemplo, os extratos vegetais, os óleos vegetais e os óleos essenciais.

Propriedades do Óleo Essencial de Gengibre

O gengibre – Zingiber officinalis L – é uma erva rizomática originária do sudoeste da Ásia e do Arquipélago Malaio. Está entre as mais antigas e apreciadas especiarias de toda a história. Seus rizomas altamente aromáticos são empregados na culinária e na medicina tradicional desde a Antiguidade. O Gengibre foi introduzido na Europa durante a Idade Média, pela rota das especiarias, sendo posteriormente levado à América do Sul pelos espanhóis.

Gengibre possui óleo essencial poderoso para combate à celulite.
Além de auxiliar no combate à celulite, emagrecimento e controle do colesterol, o óleo essencial de gengibre trata náuseas, dores de estômago, distúrbios menstruais, inflamações e doenças respiratórias.

O gengibre é uma planta herbácea, perene, de rizoma articulado e carnoso, revestido de epiderme rugosa e de cor pardacenta. Seu rizoma apresenta corpo alongado, um pouco achatado, com ramos fragmentados irregularmente. O óleo essencial de gengibre é de cor amarelo-claro ou cor de âmbar, com um odor quente, acentuado e picante. Possui aplicação na indústria de alimentos como aromatizante e condimento e, na indústria cosmética, como fragrância, antioxidante e anti-inflamatório (Sousa, et al., 2019).

A presença do 6-gingerol no óleo essencial de gengibre inibe a fosforilação de algumas quinases inflamatórias e o 6-soagol elimina ativamente o óxido nítrico, inibindo a via do ácido araquidônico, que são poderosos agentes inflamatórios. Desta forma é um bom termogênico, trazendo excelente contribuição para os tratamentos de celulite e outras adiposidades, quando associado às massagens modeladoras.


Referências:
1. Sousa JP, Sarturi L, Abreu AR, Sousa TA, Geron VLMG. Breve relato sobre os efeitos terapêuticos do gengibre (Zingiber officinale Roscoe). Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA Ariquemes, vol10, n. 1, p 44 – 53. jan – jun. 2019.
2. Crippa, VO. Técnicas não invasivas para redução da lipodistrofia localizada: evidências atuais. Ênfase no tratamento com criolipólise. INFARMA. v. 28, n. 4. 2016.

Doutora Erica Bighetti, autora do Blog Grandha.
Produtos Grandha que combinam com este tema
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!