Tempo Frio e Seco e Dermatite Seborreica
Nesta época do ano, quando o frio começa a vir com mais força em várias partes do Brasil, os casos de dermatite seborreica aumentam bastante. São muitos os clientes que chegam aos salões e clínicas com esta patologia do couro cabeludo.
Os dias secos são favoráveis para o aumento dos casos de dermatite seborreica, mas alguns fatores são ainda mais importantes para contribuir com este aumento. O primeiro ponto é a diminuição da lavagem dos cabelos, o que favorece a proliferação de fungos Malassezia. Soma-se ainda à lavagem menos recorrente o uso de água excessivamente quente. É bastante provável que, nestas condições, a água cause ou favoreça irritação e desidratação do couro cabeludo.
Cabelos Cacheados e Dermatite Seborreica
Mais um fator chama a atenção para o aumento deste caso, especialmente em cabelos crespos e cacheados. Isto ocorre principalmente devido ao grande acúmulo de cremes sem enxágue nas mechas e a baixa frequência de higienização. O agravante neste público ainda se dá pela divulgação por parte de algumas influenciadoras digitais que, sem embasamento, recomendam o uso de xampus sem sulfato.
Para ajudar este público a diminuir e combater este problema, geralmente recomendo o uso de um produto à base de ácido salicílico e melaleuca; estou falando do higienizante Purifier Pré-Shampoo. Outros itens importantes para os cuidados são os óleos essenciais de melaleuca, capim limão, cravo e cedro. A fototerapia também é um recurso importante nos cuidados desta patologia, assim como a ozonioterapia.
Cuidado em Casa
Além de tudo isso, é muito importante usar os produtos adequados e com as aplicações devidas em casa. O tratamento contínuo, no dia a dia, é o melhor remédio para os cabelos. Por isso, devemos nos atentar à recomendação do home care ideal. Para estes casos, em especial, indico o xampu Fito Capillus Up Ice Tea Tree Anticaspa ou a linha Dry Confort, de Flores & Vegetais.
[hr toTop=”false” /]