Óleos Essenciais Para Crianças: Cólica, Insônia e Mais
Óleos essenciais podem ser usados para melhorar casos de cólica, insônia, hiperatividade, assadura e outros problemas recorrentes com crianças pequenas. Quando nascemos, estamos prontos para receber informações que darão continuidade à formação de nossa personalidade e caráter. Ao fazer uso dos óleos essenciais no recém-nascido, ao invés de aromas sintéticos dos quais a indústria cosmética infantil está repleta, poderemos notar grande diferença no comportamento da criança.
As crianças são muito sensíveis em todos os aspectos e devemos nos atentar a isso quando as expusermos aos óleos essenciais. Os bebês possuem a pele, olfato e também muito sensíveis. Aliás, bebês reconhecem o mundo em volta deles pelo aroma, sendo o da mãe o primeiro e mais importante dos cheirinhos. A pele das crianças é mais sensível e a absorção dos óleos essenciais tem um efeito mais rápido e forte que num adulto. Por isso, seu uso exagerado pode causar problemas internos para a criança, não apenas em sua pele.
Problemas Comuns na Infância
Muitas crianças são hiperativas, não se acalmam, dormem mal e, com o atual momento, estão agitadas e estressadas. Além disso, é comum que o bebê sofra com cólica e assadura. O uso da aromaterapia pode trazer inúmeros benefícios para os pequenos, mas devemos ter cautela e tomar alguns cuidados. Seja para adultos ou crianças, os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente sobre a pele, pois são altamente concentrados. Óleos essenciais precisam ser diluídos em veículos carreadores como óleos vegetais.
Os óleos vegetais também tem benefícios específicos. Os mais indicados para as crianças e bebês são o óleo de amêndoas doces, óleo de calêndula, óleo de semente de uva,óleo de rosa mosqueta,óleo de jojoba, entre outros. Outra dica é manter sempre os óleos essenciais longe do alcance das crianças. Outro ponto importante é não deixar o difusor ligado durante a noite toda no quarto. O indicado é fazer a aromatização do ambiente e desligar o difusor da tomada.
Estudos Científicos Demonstram Eficácia Contra Cólica
Encontramos na literatura a aplicação e segurança de vários óleos essenciais em crianças e bebês. Segundo Alexandrovich et. al.(2003), em seu estudo com 125 crianças, o uso do óleo essencial de funcho doce, aplicado topicamente, foi efetivo para controlar as cólicas infantis.
Noutro estudo, foi realizada a mesma aplicação com um grupo de 40 crianças entre 2 e 6 semanas de idade, com idade gestacional de 38 a 42 semanas e desenvolvimento e crescimento normais. Todos os bebês pesavam entre 2,5 e 4 kg no nascimento e demonstravam sinais de cólica. Os bebês do grupo de tratamento receberam massagem abdominal de suas mães, usando óleo essencial de lavanda, enquanto os do grupo controle não foram submetidos a nenhuma intervenção.
Os bebês nos grupos controle e tratamento foram monitorados uma vez por semana pelos pesquisadores. No total, foram cinco ocasiões. O efeito da massagem foi medido em termos de mudanças no período em que os bebês choravam por semana. O uso da massagem de aromaterapia com óleo de lavanda mostrou-se eficaz na redução dos sintomas de cólica.(CENTINKAYA, 2012)
O efeito da aromaterapia na ansiedade foi avaliado em alguns estudos. Lehrner et al.(2005) estudaram o efeito do odor de laranja e lavanda e demonstraram que os odores são capazes de reduzir a ansiedade. Alguns óleos essenciais conseguem acalmar e induzir um sono tranquilo nas crianças e nos bebês. São eles: lavanda, laranja doce, capim-limão e gerânio.
Segundo o livro Aromatherapy for Babies and Children (Shirley e Penny Price), existem alguns óleos que são considerados seguros para crianças e bebês. São os casos da lavanda, cipreste, gerânio, melaleuca, laranja doce, sândalo amyris, ylang ylang, entre outros. Baseando-me nesta pesquisa na literatura especializada, segue abaixo algumas sugestões de blends que podem ser utilizados em crianças e bebês.
Sugestões de Protocolos com Óleos Essenciais
[info_box title=”Insônia” titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
Acrescente 5 a 6 gotas de lavanda francesa na banheira do bebê. Misture bem. Outra dica é pingar 5 gotas de laranja, lavanda ou capim limão no aromatizador elétrico e cobrir com água, deixando por 30 minutos. Você pode ainda pingar 2 gotas do óleo essencial de lavanda francesa no travesseiro do seu filho.
[/info_box]
[info_box title=”Ansiedade e Agitação” titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
Adicione 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa, 1 gota de óleo essencial de capim limão a 8 ml de óleo de amêndoa e 2 ml óleo de jojoba e massageie gentilmente os pés do seu filho ou filha. Ou ainda, adicione os óleos essenciais num difusor com um pouco de água para aromatizar o ambiente durante 30 minutos.
[/info_box]
[info_box title=”Hiperatividade” titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
Acrescente 3 gotas de lavanda a 2 gotas de cedro virgínia num difusor com água e deixe aromatizar por ao menos 10 minutos, antes da criança entrar no ambiente.
[/info_box]
[info_box title=”Cólica de Bebê” titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
Além de fazer os procedimentos de costume, como deitar o bebê de bruços, fazer exercício com as pernas para contrair a barriga, ou compressa de água morna, misture 2 colheres de sopa – 10 ml – de óleo vegetal de amêndoa a 1 gota de óleo essencial de laranja doce, 1 gota de óleo essencial de anis estrelado e 1 gota de óleo essencial de funcho doce. Aplique na região do abdômen e nas costas, massageando suavemente.
[/info_box]
[info_box title=”Assaduras” titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
Acrescente 1 gota de óleo essencial de palmarosa a 1 gota de lavanda francesa e dilua a mistura em 5 ml de óleo vegetal de calêndula, 3 ml de óleo vegetal de rosa mosqueta e 2 ml de óleo vegetal de jojoba. Aplique no local, massageando suavemente.
[/info_box]
Em bebês, a massagem é a forma mais utilizada em aromaterapia, porque envolve o toque e a comunicação entre a mãe e o bebê. As dicas que compartilhei aqui podem ser usadas com segurança. Porém, em caso de dúvida, procure sempre um especialista. A aromaterapia é um cuidado preventivo, complementar e útil para o dia a dia, mas não substitui qualquer recomendação médica.
Referências:
1. Alexandrovich, Irina; Rakovitskaya, Olga; Kolmo, Elena; Sidorova, Tatyana; Shushunov, Sergei.Alternative Therapies in Health and Medicine; Aliso Viejo Vol. 9, Ed. 4, (Jul/Aug 2003): 58-61.
2. Çetinkaya, B. and Başbakkal, Z. (2012), The effectiveness of aromatherapy massage using lavender oil as a treatment for infantile colic. International Journal of Nursing Practice, 18: 164-169. doi:10.1111/j.1440-172X.2012.02015.x
3. Lehrner J, Marwinski G, Lehr S, Johren P, Deecke L. Ambient odors of orange and lavender reduce anxiety and improve mood in a dental office. Physiol Behav. 2005;86:92–5.
4. Price, Shirley – AROMATHERAPY FOR BABIES AND CHILDREN
[hr toTop=”false” /]