[highlight]Este artigo é o primeiro de uma série de 4 capítulos sobre Dicas de Beleza Milenares.[/highlight]
Dicas de Beleza
Existe algo a respeito da história e cultura dos povos antigos que fascina a todos nós. O conjunto de padrões de beleza e práticas cosméticas é parte primordial da cultura de qualquer povo, pois mostra visualmente qual é a sua impressão do mundo à sua volta. Hoje vamos falar rapidamente sobre algumas dicas de beleza bem interessantes das mulheres da Grécia Antiga.
Grécia Antiga
[three_fifth]
1. Azeite e Folhas de Oliveira
Na Grécia, a oliveira sempre foi considerada sagrada por conta de seus inúmeros benefícios para a saúde, pele e cabelo. O azeite proveniente das azeitonas era aplicado nos cabelo como hidratante e na pele contra queimaduras do sol. Já as folhas da árvore eram transformadas em pasta para aplicação na pele, evitando manchas.
[/three_fifth]
[two_fifth_last]
[/two_fifth_last]
2. Mel
As propriedades antibacterianas e de clareamento do mel foram descobertas pelas gregas já em tempos muito antigos. Elas costumavam misturar o mel com o azeite para usar a solução como máscara facial e creme para o corpo. Essa dica de beleza provavelmente deixava suas peles mais brancas e macias.
3. Limão, Vinagre e Sol
Um composto de limão e vinagre era passado nos cabelos para clarear os fios. Isso mesmo: bastava aplicar a solução com cuidado, sem contato com a pele, para depois expor os cabelos ao sol. Curiosamente, hoje sabemos que o pH baixo favorece a coloração. Porém, vale lembrar que essa dica de beleza é perigosa: o suco do limão reage de forma muito agressiva se estiver em contato com a pele e for exposto ao sol.
4. Banho de Ervas
[three_fifth]
Naquela época, a primeira das dicas de beleza de qualquer mulher grega para se perfumar era tomar banho em infusões de ervas. Os gregos todos coletavam várias folhas e plantas e depois as secavam. Posteriormente, eles aplicavam essas folhas secas numa infusão em banhos termais, junto com outros minerais, como sal marinho.
[/three_fifth]
[two_fifth_last]
[/two_fifth_last]
6. Algas Marinhas
As algas marinhas eram amplamente utilizadas como máscara facial na Grécia Antiga. Elas as moíam numa solução com água e aplicavam a pasta diretamente no rosto para um brilho radiante.
[info_box title=”Curiosidade” titleColor=”#0B615E” titleBgColor=”#DDFF41″ txtColor=”#0B615E” txtBgColor=”#EDFF96″]
As mulheres casadas usavam coques ornamentados com flores silvestres e joias. Já as solteiras, sempre andavam com o cabelo cacheado e solto, para chamar a atenção de seus pretendentes.
[/info_box]
[one_third]
[/one_third]
[one_third]
[/one_third]
[one_third_last]
[/one_third_last]
*As imagens neste artigo são ilustrativas. As técnicas acima foram descritas para fins informativos. A Grandha não incentiva suas aplicações.
[hr toTop=”false” /]